top of page
Foto 62.jpg

ANTÔNIO PRADO:

um olhar sobre 122 anos de imagens e memória.

Poucas coisas podem demonstrar tão bem a necessidade humana de preservar sua memória quanto a fotografia. Através de séculos registros que transitam para além das dimensões físicas, explicitando emoções e lembranças chegam a nós todos como pequena parcela do passado, que necessita de um intermediário a fim de revelar as ricas narrativas intrínsecas em tais tipografias não verbais.

Nesta exposição, o Centro Cultural Padre Schio convida você a não somente revisitar estas memórias, mas descobrir e contar novas histórias, como parte dos 122 anos de narrativa do município de Antônio Prado.

A vila de Antônio Prado foi criada em 11 de fevereiro de 1899 pelo Decreto nº 220, sendo a primeira criada no governo do presidente da província, Borges de Medeiros. Seu primeiro intendente foi Inocêncio de de Mattos Miller, escolhido em 25 de março de 1899 pelo Governo da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

A primeira eleição para a intendência também foi realizada em 1899, no dia 1 de agosto, novamente resultando na escolha de Inocêncio para a gestão de Antônio Prado.

A seguir serão apresentadas fotografias que representam uma pequena parcela do passado do município de Antônio Prado, aspectos que refletem no constante processo de construção da memória, desde o surgimento de edificações até o andar dos indivíduos: uma Antônio Prado que cresce ao passo de seus habitantes.

Ruas de Antônio Prado: Av. dos Imigrantes e Av. Valdomiro Bocchese.

Praça Garibaldi

Escolas São José e Ulisses Cabral

Lugares e Prédios

Cidade em Movimento

Retratos

Cotidiano e Eventos

bottom of page